Curso Hidroginástica para o Condicionamento VÍDEO AULAS

Descrição:

As aulas de hidroginástica são perfeitas para quem quer fazer uma atividade aeróbia, porém de baixo impacto.

Diferentemente do que muita gente pensa, a hidro não é voltada apenas para os mais velhos. Aliás, a atividade é muito democrática. Tanto homens quanto mulheres de todas as idades podem praticá-la. E também não é necessário saber os quatro tipos de nado, já que a água só atinge a altura dos ombros.

“A hidro possui uma série de benefícios. É uma modalidade fácil de ser executada e que ajuda no condicionamento cardiorrespiratório, na tonificação dos músculos, combatendo a flacidez e também atuando no emagrecimento”, conta o professor Marcelo Cursino, coordenador da natação da Trainer.

Quando praticada com regularidade, a hidro ajuda na redução da gordura corporal. Isso porque, como a água possui uma resistência muito maior que a do ar, ao fazer os movimentos na piscina de forma mais intensa, a força exigida ajuda na tonificação dos músculos e no gasto calórico. Os alunos também contam com o auxílio de equipamentos como caneleiras, alteres, pranchas e outros flutuadores, que trabalham a variação dos movimentos.

Dentro da água, o indivíduo tem uma sensação de redução no peso, o que reduz de maneira importante a tensão nas articulações. Com isso, os exercícios realizados na piscina são desenvolvidos com maior facilidade, aumentando o rendimento do aluno e possibilitando a prática de atividades por um período de tempo maior.

Como o impacto é reduzido, as dores e os espasmos musculares pós-atividades praticamente não ocorrem. O gasto calórico médio é de 260-400 Kcal/hora. Um benefício bastante agradável da hidroginástica é a massagem proporcionada pela água, por meio da pressão e da resistência. Isso garante um efeito suavizante sobre a musculatura, ajuda a aumentar a circulação periférica de sangue e alivia as tensões.

A hidroginástica, quando praticada de maneira adequada e regularmente, permite uma melhora em todos os componentes do condicionamento físico:

• Componente aeróbio: melhorando a capacidade cardiovascular e pulmonar;
• Componente de força muscular;
• Componente de resistência muscular;
• Componente de flexibilidade;
• Componente de composição corporal: relaciona-se à relação entre a massa magra e a quantidade de gordura.

Benefícios da hidroginástica

– Melhora no condicionamento físico e na parte cardiorrespiratória;

– Tonificação dos músculos;

– Proporciona mais equilíbrio.

– Auxilia na flexibilidade e no emagrecimento;

– Combate a flacidez.

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